Cidades

Rio prorroga o recolhimento do ICMS por três meses

A medida foi aprovada nesta sexta-feira (3), pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). Foto: Divulgação

Contribuintes fluminenses inscritos no regime do Simples Nacional terão prorrogados, por 90 dias, os prazos de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) referentes às competências de março, abril e maio de 2020. A medida foi aprovada nesta sexta-feira (3), pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

A decisão atende à solicitação encaminhada na noite desta quinta-feira (2) pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) ao secretário especial da Receita Federal e presidente do CGSN, José Barroso Tostes Neto, tendo em vista a crise da Covid-19 e dos impactos na economia.

A partir da aprovação da medida, os períodos de apuração de março, abril e maio, que venceriam em abril, maio e junho, têm seus prazos de recolhimento prorrogados respectivamente para julho, agosto e setembro. Também foram prorrogados por 90 dias os prazos de recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) das empresas do Simples, e por 180 dias o diferimento do ICMS e ISS dos microempreendedores individuais (MEIs).

De acordo com o secretário de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, a medida terá impacto de R$ 100 milhões por mês, ou seja, R$300 milhões no período de vigência.

"Desde o início da crise gerada pela pandemia, o governador Wilson Witzel determinou que buscássemos soluções para ajudar os contribuintes do Estado do Rio. A prorrogação vai auxiliar os empresários de pequeno porte, que estão entre os grupos que mais sofrem com o atual cenário", explicou.

< Coronavírus: Teste de Crivella dá negativo PL suspende até o fim do ano tarifas de transferências bancárias <